Muita gente já deve ter ouvido falar das Pastorais, mas poucas sabem da abrangência do trabalho desses voluntários que são incentivados pela Igreja Católica. A mais conhecida é a Pastoral da Criança, fundada pela médica pediátrica Zilda Arns. Nem entrarei no mérito do que essa mulher representou para todo o mundo, ou este post não vai acabar nunca.
Eu e a minha família conhecemos de perto essa entidade na época em que meu avô faleceu. Vovó começou a entrar em depressão e durante uma conversa com uma vizinha voluntária, descobrimos a Erva de São João. Depois de alguns dias tomando as gotinhas, a melhora foi considerável. A partir daí, visitamos o lugar e descobrimos como o negócio é levado a sério. Os remédios (fitoterápicos e homeopáticos) são preparados pelos voluntários, que são treinados por profissionais durante vários meses e passam por uma reciclagem de tempos em tempos.
Além da Erva de São João, outros remédios já foram testados lá em casa, como o “combo” sinusite. Tia Lacy estava numa crise danada e depois de passar por 2 médicos e gastar um rim em medicamentos, resolveu dar uma passadinha na Pastoral. Depois de ouvir o problema e saber o histórico de saúde (se tomava remédio controlado, pressão, etc.), receitaram 3 remedinhos: 1 para pingar na água. 1 para cheirar. 1 para pingar no nariz. Ela usou 2 vidrinhos de cada. Podem não acreditar, mas a crise dela passou e nunca mais voltou. Isso faz mais de 7 anos. E a Pastoral da Glória ainda estava engatinhando. Eu estou usando um creme no calcanhar. Mesmo fazendo o pé de 15 em 15 dias, passando esfoliante e cremes, o danado andava mais grosso do que muro chapiscado há um tempão. Agora, duvido o neném que tenha a bundinha tão macia quanto meu ex-calcanhar de Aquiles.
Mamãe está fazendo drenagem por R$ 15,00, uma amiga dela faz acupuntura, outra consulta com um psicólogo... a lista de voluntários é enorme e diversificada. Os voluntários também vão aos hospitais e as casas das pessoas.
A Pastoral, graças a Deus e aos voluntários, cresceu muito pelo Brasil e multiplicou os serviços. Os preços continuam mais do que honestos e muito acessíveis a todos os que precisam. Deve ter alguma perto de você.
Lá em casa ajudamos com algumas contribuições, juntamos garrafas de vidro e devolvemos embalagens para serem usadas novamente. Tenho certeza de que um dia vou trabalhar como voluntária na Pastoral. Vai ser bom pensar que não vim a este mundo somente a passeio.
Ps. Aqui tem algumas informações sobre o trabalho da Pastoral. Acho que vale a pena conhecer.
4 comentários:
Anna, me disseram que aqui em BH não tem esses remedinhos não... Será verdade?
beijos
Ah!Que legal Anna!
Tenho uma sacola de vidrinhos de homeopatia pra doar...fui no Ibês e não consegui encontrar aberto várias vezes. Me dá o contato aí da Glória. Quem sabe não é a cura da minha sunisite também?!
Beijos!
Fazer o bem sem ver a quem. É a missão das pastorais. Sem alarde também. Por isso é que pouca gente conhece. Talvez por isso seja tão eficiente o trabalho.
Que bacana. :)
Eu andava meio desacreditada da fé católica, daquelas missas meio cantaroladas demais e dessa coisa de igreja 'muderna'.
Essa parte é bem legal! Até porque médico ou é particular ou no plano te atendem em 10 minutos, se tanto - porque precisam fazer volume.
Nada como uma atenção direcionada e um atendimento certeiro, né?
Muito legal tb vc divulgar isso aqui.
Bjos!
Postar um comentário