Utilidade Pública – Pastoral da Saúde da Igreja Católica

Muita gente já deve ter ouvido falar das Pastorais, mas poucas sabem da abrangência do trabalho desses voluntários que são incentivados pela Igreja Católica. A mais conhecida é a Pastoral da Criança, fundada pela médica pediátrica Zilda Arns. Nem entrarei no mérito do que essa mulher representou para todo o mundo, ou este post não vai acabar nunca.


Eu e a minha família conhecemos de perto essa entidade na época em que meu avô faleceu. Vovó começou a entrar em depressão e durante uma conversa com uma vizinha voluntária, descobrimos a Erva de São João. Depois de alguns dias tomando as gotinhas, a melhora foi considerável. A partir daí, visitamos o lugar e descobrimos como o negócio é levado a sério. Os remédios (fitoterápicos e homeopáticos) são preparados pelos voluntários, que são treinados por profissionais durante vários meses e passam por uma reciclagem de tempos em tempos.


Além da Erva de São João, outros remédios já foram testados lá em casa, como o “combo” sinusite. Tia Lacy estava numa crise danada e depois de passar por 2 médicos e gastar um rim em medicamentos, resolveu dar uma passadinha na Pastoral. Depois de ouvir o problema e saber o histórico de saúde (se tomava remédio controlado, pressão, etc.), receitaram 3 remedinhos: 1 para pingar na água. 1 para cheirar. 1 para pingar no nariz. Ela usou 2 vidrinhos de cada. Podem não acreditar, mas a crise dela passou e nunca mais voltou. Isso faz mais de 7 anos. E a Pastoral da Glória ainda estava engatinhando. Eu estou usando um creme no calcanhar. Mesmo fazendo o pé de 15 em 15 dias, passando esfoliante e cremes, o danado andava mais grosso do que muro chapiscado há um tempão. Agora, duvido o neném que tenha a bundinha tão macia quanto meu ex-calcanhar de Aquiles.


Mamãe está fazendo drenagem por R$ 15,00, uma amiga dela faz acupuntura, outra consulta com um psicólogo... a lista de voluntários é enorme e diversificada. Os voluntários também vão aos hospitais e as casas das pessoas.


A Pastoral, graças a Deus e aos voluntários, cresceu muito pelo Brasil e multiplicou os serviços. Os preços continuam mais do que honestos e muito acessíveis a todos os que precisam. Deve ter alguma perto de você.


Lá em casa ajudamos com algumas contribuições, juntamos garrafas de vidro e devolvemos embalagens para serem usadas novamente. Tenho certeza de que um dia vou trabalhar como voluntária na Pastoral. Vai ser bom pensar que não vim a este mundo somente a passeio.


Ps. Aqui tem algumas informações sobre o trabalho da Pastoral. Acho que vale a pena conhecer.

4 comentários:

Paula disse...

Anna, me disseram que aqui em BH não tem esses remedinhos não... Será verdade?

beijos

Kakaya disse...

Ah!Que legal Anna!
Tenho uma sacola de vidrinhos de homeopatia pra doar...fui no Ibês e não consegui encontrar aberto várias vezes. Me dá o contato aí da Glória. Quem sabe não é a cura da minha sunisite também?!
Beijos!

Leandro disse...

Fazer o bem sem ver a quem. É a missão das pastorais. Sem alarde também. Por isso é que pouca gente conhece. Talvez por isso seja tão eficiente o trabalho.

Srta. Rosa disse...

Que bacana. :)
Eu andava meio desacreditada da fé católica, daquelas missas meio cantaroladas demais e dessa coisa de igreja 'muderna'.
Essa parte é bem legal! Até porque médico ou é particular ou no plano te atendem em 10 minutos, se tanto - porque precisam fazer volume.
Nada como uma atenção direcionada e um atendimento certeiro, né?

Muito legal tb vc divulgar isso aqui.

Bjos!