Brasília



Semana passada, a esta hora exata, estava em Brasília. Passei o finde por lá. Fui na sexta à noite (04/01) e voltei na segunda (07/01), cedinho. Da janelinha do avião pude ter noção do corpo aéreo desenhado na cidade. Foi interessante ver as luzes espalhadas, dando asas a uma terra tão plana, tão diferente de todas as outras que já conheci. Não que conheça muitos lugares, mas Brasília me passa uma sensação de impessoalidade. Talvez por tudo ser tão espalhado e distante, mas não é uma distância como SP, por exemplo. Deve ser pelo fato de que, às vezes, a gente ande por lugares vazios, ou pelos prédios serem tão parecidos, por ser tudo tão planejado que às vezes perde um pouco de originalidade. Não, originalidade não é a palavra, nem criatividade. Talvez a surpresa. É claro que não estou falando da Catedral ou dos outros monumentos fantásticos. Estou falando como um todo. Me passa a sensação de algo produzido em série, sem um toque de ousadia, apesar de ser um planejamento ousado. Odeio quando me faltam palavras pra descrever algo que sinto. Os setores são tão iguais, que eu sempre pensava: nós já passamos por aqui. Mas não tínhamos passado. Foi a minha segunda viagem à Brasília e a sensação foi a mesma. Não é uma sensação ruim. Mas é perturbadora, sei lá.
Gostei muito da infinidade de barzinhos e lugares agradáveis que tive o prazer de conhecer. As pessoas também são bonitas e os poucos que conheci foram simpáticos. Essa minha nova viagem foi bem diferente da anterior, em 2003. Diferente em todos os sentidos. Não fiz muito turismo, mas mesmo assim fui a lugares interessantes. Só sei que agora, neste exato momento, gostaria de entrar num túnel do tempo e estar lá novamente. Queria que AGORA fosse o começo da madrugada do sábado passado. Estaria voltando da Creperia... devagar... sem o cinto de segurança e serpenteando pelas tesourinhas daquela cidade sem esquinas, mas que tem um imã poderoso.

Um comentário:

K. disse...

Qualquer hora dessas vou prá lá tb...adorei esse texto...sempre fico imaginando o que vou sentir qdo chegar lá, porque sempre que ouço falar de lá é assim...algo diferente.
Estou doida para saber as novidades!!! Beijo. K.