Convento da Penha

Este ano, o Convento da Penha completa 450 anos de existência. O lugar é o ponto turístico mais visitado do ES e quem tem o privilégio de conhecer entende o porquê de tanta procura. Além da fantástica vista, o lugar fica no meio da Mata Atlântica, o que fortalece a sensação de paz já na subida do morro. O engraçado é que mesmo morando tão perto e passando do ladinho da entrada 4 vezes por dia, eu não vou ao Convento há mais de 1 ano. O que é imperdoável para alguém que gosta tanto de lá. Amanhã é o Dia de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do estado. E pretendo fazer algo que nunca fiz antes: subir o Convento a pé, sozinha, rezando, agradecendo as muitas bênçãos que tenho recebido e pedir outras.

Como qualquer construção antiga, o Convento tem várias histórias e mistérios.

“Patrimônio histórico e religioso, o Convento da Penha foi fundado em 1558 pelo Frei Pedro Palácios. Frei Pedro passa a morar em uma gruta aos pés do morro que hoje abriga o Convento da Penha. Junto a ele ficavam seus animais, uma imagem de São Francisco e um quadro de Nossa Senhora trazido da Espanha. Certo dia o quadro desapareceu e depois de muita procura foi encontrado no alto do morro no meio de duas palmeiras. Reza a lenda que, por três vezes, o painel de Nossa Senhora apareceu no alto do Morro, sinalizando ao Frei onde deveria ser construída a sua Capela. O Convento fica a 154m de altitude e está cercado pela Mata Atlântica. Seu interior preserva séculos de história. Quadros do pintor paulista Benedito Calixto retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento. Do alto do morro, tem-se uma bela vista das cidades de Vitória e Vila Velha, estado do Espírito Santo/BR. É o patrimônio religioso, histórico e turístico mais importante do Estado do Espírito Santo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).”

Mais notícias:
http://gazetaonline.globo.com/emmovimento/capa/capa.php

4 comentários:

K. disse...

Ahhh...eu fui a romaria no sábado...linda demais Anna. Beijos. K.

Dedinhos Nervosos disse...

E eu acabei não indo, amiga! Mas desta semana não passa! Bjos!

Cláudia disse...

Dedinhos
além de ser Baioco, eu morava ali no pé do convento, no Cercadinho, nos idos dos anos 70!
O convento é mesmo lindo, minha irmã foi batizada lá, promessa da minha mãe.
bj

Dedinhos Nervosos disse...

Oi Cláudia. Tenho uma grande amiga que é Baiocco. A família dela é de João Neiva. Eu não consigo entrar no seu blog... :o(