Este ano, o Convento da Penha completa 450 anos de existência. O lugar é o ponto turístico mais visitado do ES e quem tem o privilégio de conhecer entende o porquê de tanta procura. Além da fantástica vista, o lugar fica no meio da Mata Atlântica, o que fortalece a sensação de paz já na subida do morro. O engraçado é que mesmo morando tão perto e passando do ladinho da entrada 4 vezes por dia, eu não vou ao Convento há mais de 1 ano. O que é imperdoável para alguém que gosta tanto de lá. Amanhã é o Dia de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do estado. E pretendo fazer algo que nunca fiz antes: subir o Convento a pé, sozinha, rezando, agradecendo as muitas bênçãos que tenho recebido e pedir outras.
Como qualquer construção antiga, o Convento tem várias histórias e mistérios.
“Patrimônio histórico e religioso, o Convento da Penha foi fundado em 1558 pelo Frei Pedro Palácios. Frei Pedro passa a morar em uma gruta aos pés do morro que hoje abriga o Convento da Penha. Junto a ele ficavam seus animais, uma imagem de São Francisco e um quadro de Nossa Senhora trazido da Espanha. Certo dia o quadro desapareceu e depois de muita procura foi encontrado no alto do morro no meio de duas palmeiras. Reza a lenda que, por três vezes, o painel de Nossa Senhora apareceu no alto do Morro, sinalizando ao Frei onde deveria ser construída a sua Capela. O Convento fica a 154m de altitude e está cercado pela Mata Atlântica. Seu interior preserva séculos de história. Quadros do pintor paulista Benedito Calixto retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento. Do alto do morro, tem-se uma bela vista das cidades de Vitória e Vila Velha, estado do Espírito Santo/BR. É o patrimônio religioso, histórico e turístico mais importante do Estado do Espírito Santo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).”
Mais notícias: http://gazetaonline.globo.com/emmovimento/capa/capa.php
4 comentários:
Ahhh...eu fui a romaria no sábado...linda demais Anna. Beijos. K.
E eu acabei não indo, amiga! Mas desta semana não passa! Bjos!
Dedinhos
além de ser Baioco, eu morava ali no pé do convento, no Cercadinho, nos idos dos anos 70!
O convento é mesmo lindo, minha irmã foi batizada lá, promessa da minha mãe.
bj
Oi Cláudia. Tenho uma grande amiga que é Baiocco. A família dela é de João Neiva. Eu não consigo entrar no seu blog... :o(
Postar um comentário