Salva pelo intercâmbio

Ano passado eu participei de um concurso onde tinha que encaixar a frase: "Genalva, vem me buscar que eu estou odiando" em um texto. Não ganhei, mas gostei de ter escrito.

Genalva estava deitada confortavelmente no divã, contando como se sentia depois dos meses de intercâmbio. Estava calma.
- Você me parece muito bem, Genalva.
- Pois é, doutor. Depois de todos esses meses, eu sobrevivi à Vivian.
- E ela conseguiu tirar a carteira de motorista? – perguntou rindo.
- Ainda não. Mas pelo menos parou com aquela história de me ligar no meio da madrugada, berrado "Genalva, vem me buscar que eu estou odiando."
Doutor Tertuliano sorriu.
- O senhor sabe que aquela diaba se aproveita de mim desde os primeiros passos. Quando eu comecei a andar, ela se apoiava nas minhas costas e me empurrava como se estivesse num voador.
- E você sempre amortecia as quedas.
- Toda vez.
- Eu pensei que isso já estivesse esquecido – falou doutor Tertuliano, pigarreando. Genalva pareceu não ouvir.

- Pra andar de bicicleta foi a mesma coisa. A diferença é que Vivian ia na frente, guiando, e eu atrás, escorando com os pés. Quantos tombos, meu Deus – olhava os joelhos, procurando alguma cicatriz – e ainda botava a culpa em mim. Dona Alva ficava pra morrer.
- Você se sente culpada por isso, Genalva?
- Culpada pela falta de coordenação motora da Vivian ou pela cegueira da Dona Alva?
- Pensei que gostasse da Dona Alva.
- E gosto. Ela nunca me tratou como a filha da empregada.
- Você se sente a filha da empregada?
- Eu sou a filha da empregada que estudou com a filha do patrão. O senhor acredita que apesar da letra G ser longe da letra V, a Dona Alva sempre dava um jeito de nos colocar na mesma turma? Vivian só tirava nota boa quando eu estava por perto.
- Mas e no intercâmbio?
- Na Austrália? Na verdade eu fui pra garantir a sobrevivência dela, que só sabia o significado de "the book is on the table" por causa de um funk aí.
- Ela nunca levou nem um curso a sério?
- Só o de pompoar.
- Errr... hum...
- Mas foi lá que começou a minha alforria. Toda vez que ela me ligava exigindo: "Genalva, vem me buscar que eu estou odiando", eu passava dois dias sem traduzir nada pra ela. E sempre que ela fazia essa graça eu aumentava o tempo de greve.
- Mas se ela não sabia inglês, como se virava?
- Uma vez ficou seis dias sem conseguir voltar pra casa.
Doutor Tertuliano estava estático.
- Mas pra ela tomar jeito mesmo tive que aplicar um tratamento de choque.
- Parou de traduzir de vez?
- Não... eu traduzia tudo. Tudo errado – disse, com um sorrisinho cheio de maldade.
Doutor Tertuliano deu alta a Genalva nesse mesmo dia.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe Genalva!

Demorou pra dar um pedala na sujeita.

Thaís disse...

Cara muito obrigada!
Muito obrigada mesmo!
MUITO MESMO!

O texto que você me mandou me salvou.
Parei de sentir pena de mim.
Parei de ser educada com quem não merecia minha educação.
Eu precisa explodir, obrigada pelo tapa na cara. (de pelica né) Mas obrigada mesmo!

Bjo

blog disse...

Gostei do texto.
Limpo e ao mesmo tempo sarcástico.
Mulheres que, quando não se amam, odeiam-se afetuosamente.
É isso que seu texto diz, claramente.
Vale uma lida, sim.

Já que vc curte textos:

www.movieantiqua.blogspot.com

Abraços, menina.

(Didixy) Conquistadores disse...

O final é brilhante. Totalmente sarcástico.

bjs

sacodefilo disse...

Muito bom. O tipo de texto que eu gosto de ler. Texto criativo, bem escrito e com um final inusitado...
muito bom. Parabéns!
Agora, não faça pouco do curso de pompoirismo da moça... rs Algumas profissões exigem esta habilidade... rs

Sinceramente? disse...

Adorei!!
E me deu uma vontade imensa de escrever alguma coisa q tivesse essa frase:Genalva,vem me buscar que eu estou odiando!!rsrs
Criativo, engraçado e inteligente!

Parabéns!!

Helena Cortez disse...

Mandou muito bem mesmo. Merecia ter ganhado. Aliás, você cria histórias com diálogos ótimos. :)
Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Eu também participei desse concurso, hahahahahah!

Renatinha disse...

Amei seu texto! Devia ter ganho prêmio, voto nele.....
bjs
Re