Dogville



Longo, lento, louco, lindo. Assim é Dogville, um filme para poucos. Quando eu falo que é para poucos não estou tirando onda de inteligente, ou cult. Mas um filme que tem mais de 3 horas de duração, desprovido de cenários, desenrolar vagaroso e sustentado “apenas” pela beleza, inteligência e complexidade dos diálogos não consegue conquistar qualquer pessoa. Vi Dogville por acaso. 23h, sábado, meio sonolenta. Entre um canal e outro, dei de cara com a produção que mais parecia uma peça de teatro filmada e só não troquei o canal porque já tinha ouvido falar do filme e resolvi conferir se era tudo isso mesmo. Não era. Era muito, muito mais. É um dos filmes da minha vida e possui 2 dos diálogos mais inesquecíveis que já tive o prazer de ouvir. Nicole Kidman brilha neste longa dirigido por Lars Von Trier, também o responsável pela continuação, Manderlay, que ainda não assisti.

Para mim, Dogville mostra que o poder corrompe o ser humano de caráter fraco e índole duvidosa. É o exemplo perfeito do quanto uma pessoa pode ser, ou se tornar, má quando sabe que tem a outra nas mãos, quando sente que está em pleno poder da situação. E pode acontecer aos pouquinhos, sem ninguém se dar conta. Esse comportamento vale para qualquer ocasião: amor, trabalho, amizade (?), sexo, e por aí vai. Dogville, um filme que fala muito, mas só para poucos.

9 comentários:

K. disse...

AAAAAAAAAAAAAiiiii...vc não tem noção do tanto que eu AMO esse filme amiga...realmente é preciso dizer que é um filme que não agrada a muitas pessoas não, mas quem gosta, AMA prá sempre. Ai que bom que vc viu e gostou...Deu até vontade de ir a locadora. Beijos, K.

Carla Querci disse...

Ai,,,, menina! eu tentei assisti-lo uma vez e não consegui,,, você falando assim vou tentar de novo!

bjo =)

Carla Querci disse...

ah! Te mandei um selinho, vê lá no meu blog!! bjo =))

Renatinha disse...

Não consegui ver, eu não faço parte dos poucos...rsrsrs
beijos

Paula disse...

Valeu pela dica. Pelo que você falou sobre o filme, vai ser muito útil para o momento que estou vivendo...

beijão (e valeu pela força!)

Marcella Sarubi disse...

qd vc vir manderlay vai se apaixonar!
Mas vai preparada... Assim como dogville... deprime um pouco.
beijocas

Ana Maria disse...

e meu aniversario passou... uahsuahushauhsua

Moni disse...

nossa q legal !!! não sei se é o meu estilo favorito, mas q vale apena isso vale! beijos

IsABela araÚjo siLVA disse...

Dedinhos, vc disse tudo, só pra variar: pra pouquíssimos. e não é questão de cult ou não cult, a questão é que a maioria das pessoas não está interessada em pensar verdadeiramente a quantas andam suas relações. filme maravilhoso.