Noronha - Dicas de Passeios

Alguns passeios são obrigatórios, como o Ilhatour, barco, Atalaia e aquasub.

Ilhatour: fizemos 13 paradas e conhecemos diversas praias de Noronha. Foi ótimo porque soubemos onde voltar depois.

Barco: o passeio de barco é TUDO! Margeia o Mar de Dentro e tem uma parada para mergulho.

Aquasub: você agarra uma pranchinha e é puxado por uma lancha. Aí, devidamente equipado com máscara, snorquel e nadadeiras, você pode ir até o fundo e voltar, ou apenas enfiar a cara dentro da água e ver tudo sem fazer nem um esforço.

Atalaia: só pode ser feito com um guia. Tem 2 trilhas: a longa, que tem uns 5 quilômetros, 2 deles sobre pedras, e 3 paradas para mergulhos; e a curta, com uma caminhada de uns 15 minutos e um mergulho de meia-hora num berçário de peixes. É demais.

Apesar de agendar os passeios na chegada, nem tudo foi como planejado. De dezembro a março, o mar fica muito agitado e vira o paraíso dos surfistas. Para piorar a situação de pessoas como eu, que se atrapalham até em marolinhas, entrou um swell e virou tudo de pernas pro ar. Até o flutuante do cais foi arrasado. Vários passageiros dos cruzeiros não puderam desembarcar e voltaram sem botar os pés na ilha. O último passeio de barco foi o meu e, por pouco, não foi cancelado. Na verdade, só não aconteceu porque já tínhamos partido, graças a Deus! Imagina ir a Noronha e não ver a ilha do mar?! Infelizmente, o aquasub não sobreviveu a virada da maré e o passeio morreu na praia, com o flutuante do Porto. Droga.

Nenhum comentário: